Programação

  • Geral

    O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sinaes. O ENADE é realizado pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Conaes, órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

    O ENADE tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil.

    O ENADE é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação. É aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes) e último (concluintes) anos do curso, admitida a utilização de procedimentos amostrais. Será inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

    Em 2014 o ENADE será aplicado no dia 23 de novembro às 13:00 (Domingo), quando serão avaliados os estudantes dos cursos que:

    • conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Sistema de Informação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, e Engenharia.;
    • conferem diploma de bacharel ou licenciatura em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática, e Química;
    • conferem diploma de licenciatura em Artes Visuais, Educação Física, Letras-Português e Espanhol, Letras-Português e Inglês, Música, e Pedagogia; e
    • conferem diploma de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores.

    A seguir está o cronograma de atividades relacionadas ao ENADE. As atividades marcadas de amarelo são de responsabilidade dos estudantes. 

    23/05/2014 - Divulgação do Manual do ENADE 2014 - instruções técnicas

    04/06/2014 - Divulgação das diretrizes para as provas do ENADE

    04 a 20/06/2014 - Inscrições de estudantes irregulares de anos anteriores

    01/07 a 08/08/2014 - Inscrições dos estudantes habilitados ao ENADE 2014

    12 a 21/08/2014 - Consulta pública à lista de inscritos (http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarEstudanteInscrito/)

    12 a 29/08/2014 - Ajustes nas inscrições (inserção e correção)

    12 a 29/08/2014 - Alteração de localidade de prova

    19/09/2014 - Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao ENADE

    21/10 a 23/11/2014 - Preenchimento do Questionário do Estudante e consulta ao local de prova (http://portal.inep.gov.br)

    23/11/2014 - Aplicação do ENADE 2014 (13:00)



  • Provas de Computação do ENADE


    A prova é composta de (maiores detalhes estão nas Diretrizes do Exame):

    • 10 questões de Formação Geral
    • 30 questões do Componente Específico da área de Engenharia de Computação
      • 10 questões no Núcleo de Conteúdos Básicos
      • 20 questões do Núcleo de Conteúdos Profissionalizantes da área de Engenharia de Computação sendo 3 discursivas e 17 múltipla escolha


    Nos anos anteiores o curso de Engenharia de Computação estava inserido na área de Computação. Em 2014 foi criada uma área específica de Engenharia de Computação. Logo, a prova deste ano será diferente das provas anteriores.


    A seguir estão as provas e gabaritos da área de Computação dos anos anteriores. As questões que o aluno do curso de Engenharia de Computação fez são as questões de Formação Geral, de Componente Específico Comum, e de Componente Específico de Engenharia de Computação.

  • Relatório de Curso

    As informações constantes no Relatório de Curso traduzem os resultados obtidos a partir da análise do desempenho e do perfil dos estudantes de um determinado curso avaliado pelo Enade. Mesmo considerando as limitações que os instrumentos utilizados podem apresentar enquanto mecanismo de avaliação de curso, o INEP está convencido que os dados relativos aos resultados da prova e a opinião dos estudantes podem ser úteis para orientar as ações pedagógicas e administrativas da instituição e do curso, uma vez que se constituem em importantes referências para o conhecimento da realidade institucional e para a permanente busca da melhoria da qualidade da graduação, aspectos que ratificam o caráter integrativo inerente à avaliação.