O curso de Engenharia Nuclear é um curso de pós-graduação “strictu sensu”, nível mestrado, da área de conhecimento das Engenharias. Tem por objetivo formar engenheiros nucleares, para atender às necessidades do Exército Brasileiro e do País, com sólida base teórico-prática e formação profissional polivalente, capacitados para atuar crítica e criativamente na área nuclear, capacitando-os para a alta competitividade do mercado de trabalho, conscientizando-os para a importância da educação continuada, do senso crítico, da ética e da responsabilidade social.


O curso pretende que, com as vivências e com os conhecimentos adquiridos, ao final do mesmo, os alunos estejam aptos a aplicar, na área da Engenharia Nuclear, conhecimentos tecnológicos e científicos na identificação, formulação, proposição e resolução de problemas; elaborar, executar e administrar projetos e sistemas; integrar e atuar em equipes multidisciplinares; executar pesquisas tecnológicas e científicas com vistas à evolução dos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias; e desenvolver visão prospectiva, principalmente para antecipação de tecnologias de futuro.


O curso de Mestrado em Engenharia Nuclear é realizado em dois anos, em regime de tempo integral, presencial, sendo o primeiro ano dedicado à obtenção de créditos e o segundo à pesquisa e elaboração da dissertação.


Os candidatos serão selecionados com base em seu curriculum vitae, plano de trabalho e entrevista individual.

O aluno matriculado no curso de mestrado deverá realizar o Exame de Línguas o qual é constituído de uma prova de língua portuguesa e de língua inglesa.